Mude o clima


O verão me esquentou, o outono me inspirou e agora é inverno.
A primeira semana de julho foi de arrasar. Frio, chuva, céu pesado, nublado, mesmo assim saí para almoçar com uma amiga. No caminho ela dizia da tristeza que esse tempo te trazia em oposição a sua energia, alegria e disposição no verão. Fiz um comentário curto baseado no que ouvia as pessoas falarem sobre o assunto: realmente muitas pessoas se sentem assim em relação ao tempo. Acabou. Não prolonguei a conversa até porque estava me sentindo muito bem, mesmo toda agasalhada. Como não costumo deixar as coisas passarem, nem mesmo uma simples conversa sobre o tempo, voltei a pensar no assunto. Lembrei de Quintana que tratava o tema com irreverência: "Esses que puxam conversa sobre se chove ou não chove - não poderão ir para o Céu! Lá faz sempre bom tempo..."
Pois é poeta, no céu é assim, mas aqui realmente o tempo e suas alterações no clima influenciam a vida e o humor das pessoas.
Pesquisas revelam que nos países onde o clima é mais frio o índice de casos de suicídios e pessoas com depressão é maior do que nos lugares cujo o clima é tropical. Isso acontece porque a exposição ao sol ocasiona o aumento da produçao de neurotransmissores responsáveis pelo humor, pelo controle do sono, pela sensação de prazer e bem estar.
Os dias mais quentes, como os de verão, são um convite ao convívio social. Ruas cheias, praias, bares, áreas de lazer. Amigos, conversas fiadas... Liberdade.
Mas, nesses dias tão estranhos? O frio, o degradê de tons cinzas no céu, propiciam o comportamento intropesctivo. Esse seria um bom momento para reflexões filosóficas, profundamente pessoais. Momento de descanso, reposição de energias. Contudo, para alguns, significa intensa melancolia.
Assim, aí vão algumas dicas para mudar o clima ... em nós. Alimente-se de pratos ricos em triptofano e carboidratos, ria das nuvens, ponha o sol no seu coração e siga "singing in the rain".
E, para encerrar, trago Gene Kelly, mudando o clima com um belíssimo Sol dentro do peito. Curtam!

"I'm singing in the rain"


1 comentários:

oi disse...

adorei o blog *-*
beeijao
http://doceestranhomundodecarol.blogspot.com/

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...